sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

PABLO PICASSO, CORAÇÃO ABERTO PARA O GÊNIO - ARTPONTO.ORG



Não é ruim quando estamos de coração aberto para um gênio. Sou artista, não sou dos piores, não! Os colecionadores paulistanos sempre me elogiam. Gostam de meus trabalhos iconográficos. Desde menino eu desenho nossa cidade gigante. A maior.
Então, em 1993 fui a Madri para apresentar uma suíte de quadros, surrealistas, frutos de minha criação. Linguagem minha, claro! Intitulada “Apocalipse”, foi-me roubada. Deixa pra lá, isso no popular, mas estou até hoje aguardando noticias dos meus quadros.
Fiquei conhecido logo na primeira semana, os artistas espanhóis apreciaram meu trabalho, me convidavam para viver por aquelas paragens. Nada contra, eu até aceitei, mas morria de saudades de São Paulo, Sandra, Andrea, Claudio, Jacques, meus filhos e do Brasil.
Enquanto ficava por lá resolvi visitar os museus e por fim estive no Museu Reina Sofia.
Expunham, na época, bem, era uma retrospectiva do maior artista do mundo, Antonio Lopes Garcia. Monumental, impressionante. Fiquei surpreso com tudo que via deste autor. Esplendoroso e perfeito em sua proposta hiper realista. Vi tudo cuidadosamente, obra por obra. Sem acreditar, cheguei a tocar em algumas delas.
De artista para artista, faz-se algumas concessões. Tudo bem!
Mas enquanto visitava outras alas do museu. Até dava para notar que os artistas latinos americanos, não ficavam nada atrás dos europeus. Grandes obras de nosso continente estavam lá expostas juntos dos gigantes europeus.


De repente levei um susto incrível, não podia acreditar no que via, era de uma beleza fantástica estava instalado em um espaço muito apropriado, era mesmo para arrebentar os corações dos aficionados das artes plásticas. Guernica de Pablo Picasso, a impressionante beleza da obra e seu gigantismo eram estonteantes. Nunca vi nada mais belo em matéria de obra de arte. Genial, seu autor, imortal Pablo Picasso. Nunca mais esquecerei e sempre contarei aos meus alunos sobre essa viagem em que tive contato com ele.
Realmente o maior de todos os tempos.


Líbano Montesanti Calil Atallah