domingo, 4 de setembro de 2011

NOTÍCIAS ARTPONTO SIX NEWS - 21/09/2011


TV ARTPONTO


NOTÍCIAS ARTPONTO SIX NEWS – 08/12/2012

Sobre o escândalo deflagrado pela operação Porto Seguro, da Polícia Federal. Nosso comentário no site do Terra foi:

“O mundo destes tempos vem se tornando explícito, é hora de investirmos no capital-caráter. Do contrário não abriremos portas do futuro pragmático. Sermos simples é objetivo. Grandes interesses devem focar toda realidade nacional e para humanidade globalizada que cada um igualmente deve trabalhar”.



NOTÍCIAS ARTPONTO SIX NEWS - 24/09/2011

1
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, neste sábado, em Washington (Estados Unidos), que os países desenvolvidos devem fornecer condições para que os mais pobres comprem produtos e que o Brasil deve aprender a exportar como a China. Lula esteve na capital americana para fazer uma palestra no evento anual sobre a América Latina.
2
A crise financeira global está longe de terminar, alertou neste sábado o membro do conselho do Banco Central Europeu Juergen Stark, ressaltando a ideia de que baixas taxas de juros e afrouxamento político poderiam resolver os problemas fundamentais enfrentados por muitos.
3
O ministro da Economia da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, levantou neste sábado a possibilidade de mudanças na maneira como a zona do euro está lidando com a crise de dívida da região, incluindo um fundo de resgate mais poderoso. Schaeuble afirmou que ele está aberto à ideia de aumentar o Instrumento de Estabilidade Financeira Européia (EFSF, na sigla em inglês), de 440 bilhões de euros, mas isso não significa necessariamente que o Banco Central Europeu deverá fornecer capital adicional.
4
A China tem espaço para novos estímulos fiscais caso seja afetada por choques econômicos vindos da Europa e dos Estados Unidos, mas estaria em uma posição melhor se eles fossem direcionados aos consumidores, não a maiores investimentos ou crédito para os bancos, afirmou o Fundo Monetário Internacional (FMI) neste sábado.
5
A União Européia tomará uma decisão clara sobre o aumento de capital do Fundo de Estabilidade Financeira Européia (EFSF) antes da próxima reunião dos líderes das 20 economias mais desenvolvidas do mundo (G20) em meados de outubro, afirmou o vice-ministro das Finanças da China, Zhu Guangyao. Esperamos que o Mecanismo de Estabilidade Europeu (ESM) e o EFSF trabalhem juntos para apoiar a estabilidade da Europa.
6
A Casa Branca prometeu neste sábado a continuar com a política de melhorar as relações dos Estados Unidos com a Rússia, independente de quem assuma a presidência russa, afirmando que não é uma questão de "personalidades individuais", mas de interesse nacional. “Vamos continuar progredindo com a política de relacionamento independente de quem seja o próximo presidente da Rússia, porque acreditamos que isto é do interesse mútuo dos EUA e da Rússia e do mundo”, disse Vietor.
 
21/09/2011
1
A presidente Dilma Rousseff - a primeira mulher a abrir os trabalhos da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York
2
"O Brasil está pronto para assumir suas responsabilidades como membro permanente do Conselho. Vivemos em paz com nossos vizinhos durante mais de 140 anos. O mundo precisa de um Conselho de Segurança que venha a refletir a realidade contemporânea. Além disso, quero estender ao Sudão do Sul as boas-vindas. O Brasil está pronto a cooperar com o mais jovem membro das Nações Unidas. Mas lamento ainda não poder saudar, desta tribuna, o ingresso pleno da Palestina na ONU. O Brasil já reconhece o Estado palestino como tal”.
3
Muito aplaudida, Dilma Rousseff, brasileira e a primeira mulher a abrir os trabalhos de uma Assembléia da ONU. Enche-nos de orgulho. Nós abemos de sua importância, e ela sabe de sua missão. É uma nova era que se inicia e o mundo tem que aprender a ver que pessoas tratam com pessoas, independentemente de sua função. Nunca se ouviu falar que glória se atinge sobrepondo-se ao outro, mas sim, igualando-se. No Brasil, ricos e pobres, doutores e operários, etc. etc. convivem e mostram elegância ao relacionarem-se. Dilma Rousseff, a primeira presidente brasileira, mostra toda sua elegância, para falar a verdade, e, beleza, ao governar nosso país com seriedade e correção.
4
O Brasil deve figurar entre os cinco principais destinos dos fluxos de investimento direto estrangeiro nos próximos 12 meses. Essa é a expectativa de agentes internacionais ouvidos pelo IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) na edição de agosto do estudo "Monitor da Percepção Internacional do Brasil".
5
Os dados apontados pelo Ipea são confirmados com outra análise. Estatísticas divulgadas recentemente pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad) mostram que, em 2010 o Brasil ocupou a quinta posição no ranking de receptores.
6
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um apelo para que a Autoridade Nacional Palestina (ANP) desista de pedir o reconhecimento de seu Estado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em discurso nesta quarta-feira na 66ª Assembléia Geral da ONU, em Nova York, Obama afirmou que "não há atalhos para a paz", que só se tornará realidade por meio de negociações.
7
Analistas vêem dólar a R$ 1,90 no curto prazo
Agravamento da crise da dívida na Europa e perspectiva de corte da taxa de juros no Brasil contribuem para desvalorização do real.

1
O que os países mais ricos receavam, desde o início da crise global, está acontecendo, principalmente nos Estados Unidos, diante de um cenário sem prazo de validade. A tendência é aumentar o percentual de 15% da população americana que está perdendo o emprego - equivalente a 46 milhões de desempregados - ou seja, que chegaram à linha da pobreza, conforme comunicado do Escritório do Censo, registrando que o então maior país do mundo chegou ao nível de 1993. Comparando com 2010, o instituto americano apurou que mais de 2,6 milhões de americanos atingiram o índice de pobreza, aumentando o número de pobres no país para 46,2 milhões. Uma das causas, sem dúvida nenhuma, é o alto nível de desemprego que permanece no índice de 9%.

2
Os americanos continuam receosos sobre o futuro, como ressaltou na quarta-feira, Dana Saporta, diretora do Crédit Suisse em Nova York, ao afirmar que “as possibilidades de uma recessão nos Estados Unidos são de 30%. Se a Europa e os Estados Unidos da América caírem em recessão, probabilidade que está desconfortavelmente alta, então podemos esperar uma recessão global”.

3
Nos últimos cinqüenta anos um dos fatos mais marcantes ocorrido na sociedade brasileira foi à inserção crescente das mulheres na força de trabalho. Esse contínuo crescimento da participação feminina é explicado por uma combinação de fatores econômicos e culturais. Primeiro, o avanço da industrialização transformou a estrutura produtiva, a continuidade do processo de urbanização, a queda das taxas de fecundidade proporcionaram um aumento das possibilidades das mulheres encontrarem postos de trabalho na sociedade. Segundo, a rebelião feminina do final dos anos 1960, nos Estados Unidos e Europa, como uma onda chegou nas nossas terras, em plenos anos de chumbo;apesar disso, produziu o ressurgimento do movimento feminista nacional fazendo crescer a visibilidade política das mulheres na sociedade brasileira.
4
Segundo o texto abaixo anexo a pobreza ganha outros sentidos, que não só o de renda; verifica-se após sua leitura que o cuidado com o meio que vivemos, é bem mais complexo do que se imagina. Mesmo assim ganha sentido a idéia de que as pessoas com caráter polido, realmente trabalham pela melhoria de sua realidade. Bom! Guerra é guerra, esta que travamos pela melhoria de nossa realidade, meio em que vivemos, pode ser considerada eterna, mas de forma geral envolve a todos nós.
Queremos salientar que nossa preocupação com a bancarrota da economia americana. Não podemos nos alienar desta problemática, achando que nada tem a haver conosco ou com o resto do mundo.
- Nos últimos anos houve uma evolução das concepções de pobreza para além da carência de renda, na direção de conceitos mais abrangentes tais como: desigualdade, exclusão social e vulnerabilidade. A desigualdade proveniente da estrutura econômica contínua sendo primeira razão da pobreza. Desigualdade de renda, desigualdade de acesso, desigualdade de meios, desigualdade na detenção de ativos. Segundo a CEPAL [2000 (a), 35] na década de 1990, em cada 10 domicílios urbanos pobres, 7 são porque auferem rendimentos muito baixos, dois porque alguns membros estão desempregados e um apenas por causa da alta razão de dependência. A grande maioria da população pobre é assim constituída por trabalhadores mal remunerados, que ocupam postos pouco qualificados e carecem de um patamar constante e decente de proteção social.

5
PRIVATIZAR A EDUCAÇÃO?
Lendo um tópico sobre o caos que se encontra a educação brasileira em geral (vide o índice de aprovação do ENEM).
 “Privatização do setor educacional é a única saída, o Estado é e sempre será deficiente em comparação a dinamicidade da iniciativa privada, não há como competir.”
Diante o caos que vive a educação publica, obviamente desconsiderando todo o noticiário que afirma o contrario, talvez a única saída fosse privatizar o ensino no Brasil. Vale conferir se outras cabeças pensantes acreditam realmente nesta hipótese.
Se tiver como, faça seu comentário e envie para publicação em A REVISTA, pelo e-mail libanoatallah@terra.com.br.

6

Segundo texto abaixo, a evasão escolar, e a migração dos educandos para o ensino privado, já nos garante que a falência da escola publica esta no porvir próximo. Nós gostaríamos que isso não acontecesse.
- Em 2006, a rede pública de ensino no Brasil teve 311 mil alunos a menos do que no ano anterior, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O número representa um encolhimento de 0,7% e equivale à população de uma cidade do porte do Guarujá (SP).
O fato é que as escolas particulares, no mesmo período, ganharam 263 mil novos alunos no ensino fundamental e 7 mil no ensino médio. Os números sugerem que houve troca de rede de ensino. De modo geral, o número de matrículas nas escolas particulares aumentou em 7,5%, com 781 mil estudantes a mais que no ano anterior.



NOTÍCIAS ARTPONTO SIX NEWS - 05/08/2011

1
Economia brasileira cresceu 0,8% no segundo trimestre de 2011 sobre os três primeiros meses deste ano, conforme informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (2). O Produto Interno Bruto (PIB), em valores correntes, chegou a R$ 1,02 trilhão no período.
2
A Lojas Americanas informou nesta sexta-feira (2) que obteve aprovação junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para mais até R$ 730 milhões em recursos para financiar o plano de crescimento da varejista.
3
A presidente Dilma Rousseff sancionou, com veto, a correção em 4,5% ao ano os valores da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) até 2014. A correção aumenta o limite do valor de renda das pessoas que ficam isentas da declaração do IR. A sanção foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (29). Em 2010, os contribuintes que receberam até R$ 1.499,15 mensais não precisaram declarar o rendimento. Com os reajustes, o valor do rendimento; isento de declaração passa para R$ 1.566,61 mensais para a declaração do próximo ano (referente aos ganhos de 2011).
4
Todo mês, R$ 1.500 saem das contas da professora Denise Pereira, de 50 anos, para pagar o valor mínimo das faturas de sete cartões de crédito, que hoje ela afirma cultivar como uma “dívida eterna”. “Não sei para quê que me deram tanto crédito. Eu não pedia, eles que me davam!”
Casada e morando com três filhos, de 23, 24 e 25 anos, Denise conta com o salário de professora de escola pública, de R$ 2.200, mais R$ 1.100 de aposentadoria, para tentar dar fim a uma dívida de mais de R$ 9.000 com as faturas em aberto. Sem conseguir pagar mais do que o valor mínimo, ela contabiliza juros, que aumentam a mesma dívida todos os meses.
5
A Casa Branca disse que o presidente Barack Obama espera que quando o Congresso retornar aos trabalhos, na próxima semana, após as férias de verão, os legisladores compartilhem seu senso de urgência sobre a tomada de medidas para a criação de empregos e a melhora da economia. Obama pretende fazer um discurso em horário nobre na noite da próxima quinta-feira quando proporá um projeto que inclui créditos tributários e gastos em obras públicas.
6
A última pesquisa de eleitores latinos mostra um problema persistente política para o presidente Barack Obama certamente terá de enfrentar se quiser ganhar a reeleição no próximo ano.
A última pesquisa ImpreMedia / Decisões Latino, realizado entre o final de julho e início de agosto mostra que o nível de voto seguro latinos para Obama em 2012 permaneceu em níveis suficientes para, neste momento, fornecer a maioria absoluta necessária para o voto hispânico o presidente pode fazer alguns estados difíceis como Novo México, Colorado e outras ocidental.


NOTÍCIAS ARTPONTO SIX NEWS - 02/08/2011 

1

A economia brasileira cresceu 0,8% no segundo trimestre de 2011 na comparação com o primeiro trimestre do ano, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
2
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira (2) que o crescimento do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) em 2011 deve ficar mais próximo de 4% que de 4,5%, como vem projetando o ministério.
3
A economia brasileira deve manter o mesmo nível de atividade no terceiro trimestre e acelerar no quarto trimestre, encerrando 2011 com um crescimento entre 4% e 4,5%, disse nesta sexta-feira o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
4
O índice Dow Jones, referência da Bolsa de Nova York, recuou 1,03%, para 11.493 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 1,30%, para 2.546 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve desvalorização de 1,19%, para 1.204 pontos.
5
WikiLeaks publica mais 250 mil mensagens diplomáticas dos EUA
Na semana passada, site havia publicado 134 mil documentos secretos.
Publicação sem edição criou polêmica com Departamento de Estado e jornal.
6
Terroristas começaram a planejar o 11 de Setembro 8 anos antes
Ataques ao WTC e ao Pentágono mataram cerca de 3 mil pessoas em 2001.
Fator 'sorte' foi fundamental para realização dos atentados, diz escritor.
“O 11 de Setembro contou muito com o fator sorte. Inicialmente Osama Bin Laden queria que participassem da missão apenas nascidos em Meca, mas seria inviável conseguir homens dispostos, e que tivessem conhecimento suficiente para pilotar as aeronaves. Aí entra a sorte. Quatro homens de nível universitário, que moravam em Hamburgo e, portanto, dominavam o inglês, foram recrutados para lutar na Chechênia e acabaram integrando a Operação Aviões”, afirma Sant’Anna.
_________________________
_________________________

CLIC NESTE LINK
_________________________

fale com nossa diretoria

libanoatallah@terra.com.br  

WWW.TVARTPONTO.COM


artponto.org@terra.com.br
_________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah