sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

"ICONOGRAFIA CLÁSSICA" - LÍBANO MONTESANTI CALIL ATALLAH




LÍBANO MONTESANTI CALIL ATALLAH
 
  

“ICONOGRAFIA CLÁSSICA”

 

PAIZAGENS URBANAS BRASILEIRAS
  
  

São Paulo
2013





ICONOGRAFIA CLÁSSICA





APRESENTAÇÃO

A memória de uma nação está alicerçada na acessibilidade dos registros dos conhecimentos. As artes plásticas, cênicas, literárias, etc., são instrumentos essenciais para o indivíduo construir seu conhecimento, exercer e documentar sua cidadania e seu tempo.

Este projeto visa de imediato apresentar o artista, através de seus DESENHOS ICONOGRÁFICOS NACIONAIS, ao grande público, também o seu respectivo, Isto, através de obras de arte com caracteres ACADÊMICOS, considerando o que determina o próprio tema. O cunho histórico, para aqueles que conhecem iconografia, fica evidente. Divulgando nos veículos de imprensa, falada, escrita, virtual ou televisiva. As obras expostas ou arquivadas estarão à disposição do interessado ou entidade contratante, que bem pode ser do poder publico, ao vivo ou publicados em formato de álbum.
A comunicação com o meio; realidade, mesmo a do lar, aumenta na medida em que as pessoas percebem a importância da mensagem intrínseca ou documental, das obras que compõem a suíte e que, reiterando, dão sentido ao tema deste projeto.
É do conhecimento de todos, que muitos homens de valor, são legados ao ostracismo doente, justamente pela inabilidade de divulgarem seus feitos e intenções. Muitos são ainda criticados exatamente por quem deveria, antes, admirá-los. Neste caso o artista considera normal e necessário este procedimento, considerando que a mensagem é de urgência nacional e universal. Lembremos que a proposta é para facilitar a produção de desenhos que retratam paisagens paulistanas, ou outras, dependendo do interesse de quem estiver interessado neste projeto. Lembremo-nos do feito de D.João VI, que patrocinou a Missão Artística Francesa, chefiada pelo hábil Jean Baptiste Debret.
Certas informações, em nada o comprometem, ao contrario o ajudam a ganhar credibilidade, admiração e respeito, elas estarão contidas nas obras, com o intuito de melhorar e valorizar seu meio.
Este projeto é extremamente necessário, devido ao grande número de pessoas, que desempenham bem suas funções e que deveriam, por isso mesmo, servirem de exemplo mostrando conhecimento de seus valores através de seu Patrimônio Artístico Cultural em realidade que é sempre carente de bons exemplos, principalmente de artistas, colecionadores e intelectuais.
Toda entidade, ou repartição, em seu auge de atuação, deve elevar a sua importância, dar méritos, com investimentos em obras de cunho social e cultural, divulgar seu nome e propostas e ao mesmo tempo valorizar seu colaborador e o ajudar a realizar bons serviços e justamente, com toda uma suíte de virtudes que tem a oferecer, se apresentar ao seu meio. Por isso mesmo, a necessidade de divulgar o trabalho, do artista e suas propostas, junto desta entidade.




JUSTIFICATIVA

. Divulgar o artista profissional, seu trabalho e proposta, também como ser cultural e de valor intelectual, evitando o ostracismo e enaltecê-lo como cidadão, participante desta entidade;
. Educar o cidadão, que sem oportunidade de informar-se e que tem talento, ou desejo de se formar como artista, levando até ele informações sobre os desenhos e a estética que neles está contida, como estímulo.
. Promover o artista, sua entidade e as obras que compõem a suíte “ICONOGRAFIA CLÁSSICA”, através da divulgação, na mídia e em palestras sobre o tema do trabalho elaborado a partir de profundo estudo e pesquisa;
. Maximizar o acesso às pessoas dos cidadãos, empresários, intelectuais ou afins que ainda não conhecem esta entidade, mas que podem se interessar e por ventura colaborarem.
. Fomentar através de sua história, caminhos para que cumpra o papel de instrumento de cultura e de intenções nobres. Lembremos que a ultima palavra em marketing é realmente divulgar bens culturais.
. Estimular a produção de obras artísticas, literárias ou cênicas; estimular novos talentos, enriquecer coleções, particulares ou não, mesmo que tenham cunho profissional.
. Fomentar debates relevantes e interativos sobre o tema, ou relacionados à cultura geral e de interesse dos colaboradores desta entidade e do meio que atua.
A edição deste evento exige, cuidado, tendo que ser obra de pessoa especializada.
Além do ambiente próprio para sua edição.

Obs.: Mesmo sendo analfabeto o ser humano pode produzir excelentes histórias, obras de arte, textos ou documentários. Assim é no principio depois como profissional.
Afirma Daonde Vivilis.




OBJETIVO GERAL

Identificar todo aquele que por custa de muito esforço chegou a seu estágio em talento. Divulgar sua formação, idéias, atividades e especialidades, e intenções junto e em beneficio dessa entidade e de seu publico alvo. Neste caso será uma exposição artística elaborada através do tema “ICONOGRAFIA CLÁSSICA”.



OBJETIVO ESPECÍFICO

Identificar o artista e divulgar sua obra através da implantação, deste projeto, em beneficio do meio para o qual, atua esta entidade.
Ajudar o mesmo meio solucionar suas dificuldades, as suas problemáticas intelectuais e financeiras, lhe apresentado novas propostas, neste caso de cunho cultural. Divulgando a estética, o belo desta suíte de desenhos que fatalmente estimulará o surgimento de novos talentos.
Promover palestras, consultorias e até entretenimento como Workshops para a aproximação entre os colaboradores da entidade e seu publico alvo.
Tratar tecnicamente com o corpo de colaboradores, de associados ou afins, estimulando à autocrítica, diminuindo antagonismos e promovendo melhoria em seus produtos e de suas atuações.
Disponibilizar estudiosos ou acadêmicos, do ramo das artes ao corpo de colaboradores, sendo voluntário, ou um dos próprios associados.
Divulgar ao grande público que as atividades dos colaboradores e suas especialidades têm importância, através de publicação de obra literária, biográfica, catálogo, folder, cartazes ou palestras, por iniciativa desta entidade.



DESCRIÇÃO TÉCNICA

Espaço onde será realizada exposição composta por cinqüenta, ou mais obras, desenhadas com a técnica Crayon Seco e Grafite sobre papel artesanal italiano tipo Fábria, produzido pela Fabriano, poderá ser providenciado pela entidade ou pelo próprio artista.
O equipamento, material usado para sua implantação ou execução das obras poderá da mesma forma ser providenciado pela entidade, ou pelo artista. Que no momento já executa os trabalhos.
O artista atuará junto da entidade comunicando o estagio em que se encontra a execução dos desenhos comentando com entrevistador em ambiente exclusivo, ou em reunião da entidade, sem interferência do meio externo.
Lembrando sempre que são seções, reuniões realizadas em companhia de pessoas acostumadas ou não com esse tipo de evento ou proposta.
Se forem publicados catálogos, os mesmos exemplares (livros), ficarão no acervo da entidade em caráter definitivo, como também parte deles que ficarão com artista para fazer o que melhor decidir, para serem leiloados, entregue como brindes, vendidos ou distribuídos aos colaboradores, visitantes após o evento de vernissage, revertendo à renda a uma entidade carente ou para investimento da própria entidade.
O artista poderá se solicitado, em companhia dos membros desta entidade para assinar os exemplares, sempre que solicitado.
Mesmo fora da data do lançamento.
O catalogo (livro) criado permanecerá em exposição até o término de evento de lançamento.
O artista receberá diploma de participação, editado pela entidade, para anexar em seu currículo. Se a mostra for montada em vários lugares, será um diploma para cada uma.
O material para a confecção dos desenhos será providenciado pelo artista ou pela entidade. Sobre o catálogo ou álbum, sua produção deverá, depois de analisados os orçamentos, papel, produção, impressão, etc., ficar a cargo da entidade. 




DOCUMENTAÇÃO


Convite da entidade a pessoa do artista, professor e antiquário bibliófilo,
Líbano Montesanti Calil Atallah,
RG_________________, CIC_______________     emitido pela entidade
em questão, a mesma da qual é sócio o artista.

O Currículo do artista está veiculado na TVARTPONTO.BLOGSPOT.COM, em seu departamento BOOK.
O BOOK pode ser apresentado materialmente sempre que for solicitado.
O orçamento elaborado, para ser aprovado, dependerá de reunião de entendimento com direção da entidade.
Se houver outro patrocinador em parceria, o mesmo deverá enviar oficio a entidade que hora contrata o artista.
Oficio da entidade que dará apoio de marketing.



DIVULGAÇÃO

Será responsabilidade das entidades: de apoio, do patrocinador e
do próprio artista que atenderá todos os chamados para entrevistas
e participações em programas de rádio, TV e internet.

As seções de entrevistas serão sempre gratuitas. Deverão ser
programadas entre o artista Líbano Montesanti Calil Atallah e o
entrevistador. 



DÚVIDAS POSSÍVEIS

-O que é o projeto?
Projeto para levar ao conhecimento do grande público o que diz e quem é o artista que hora documenta iconograficamente paisagens, paulistanas e ou outras.
-Como é?
Exposição em local de acesso fácil e de tom chamativo para atrair interessados em arte e cultura geral. Jornalistas, colecionadores e estudiosos de artes.
Entrar em contato com publico e eclético, através de internet e publicações editoriais em forma de matérias jornalísticas, entrevistas.

-Onde é?
No local a ser definido com o artista a entidade a que pertence e em ambiente previamente escolhido.

-Por quê?
Pessoas que desconhecem o assunto e obra que lhes será apresentado passam a ter contato com o mesmo. Atuam a partir daí como agentes de restauração, resgate e preservação de bens naturais e artísticos, ganham curiosidade e lição de vida.

-O que é preciso?
Depois de executado o trabalho artístico, atitude das entidades envolvidas e do artista para conduzir o publico até o local do evento.

-Para quando?
A data fica para ser divulgada após o término dos entendimentos.

-Como divulgar?
Palestras, anúncios, entrevistas, e-mails, telefonemas e em canais especializados de imprensa oferecidos por pessoas que atuam nos meios, dentro da entidade, profissionais ou não.

-Qual destino de sua renda?
A entidade contratante ou artista participante se responsabilizam pela renda aferida com a venda dos quadros e seu destino. O que deverá ficar bem definido em contrato ou ata.

-Que freqüência terá?
Sempre que for solicitado ao artista, a exposição será montada em local previamente escolhido.






MATERIAL E ORÇAMENTO


Papel tipo Fábria, crayon seco, carvão lapiseira, borracha e cartão tipo Paraná.
Cada desenho tem valor estabelecido em R$750,00.
Dois dias para confecção. Ou ainda dez trabalhos mensais.



LÍBANO MONTESANTI CALIL ATALLAH
Bibliófilo, Artista, Antiquário, Empresário e Professor.
 


_________________________
_________________________

CLIC NESTE LINK
_________________________

fale com nossa diretoria

libanoatallah@terra.com.br  

WWW.TVARTPONTO.COM


artponto.org@terra.com.br
_________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah